Agri

Entre os dias 27 e 30 de Abril de 2009 o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, S. Excia. Dr. Oldemiro Baloi vai representar Moçambique na reunião Interministerial do Movimento dos Não Alinhados (NAM) em Havana.

Um total de 332 cidadãos moçambicanos vítimas de xenofobia em Germiston e Alexander, na África do Sul, poderão chegar hoje a Maputo, numa operação organizada pelo Governo moçambicano.

1. Realizou-se de 21 a 23 de Maio de 2008, em Maputo, o Seminário dos 8 países-piloto para a implementação da Iniciativa das Nações Unidas “Delivering as One”.

 

2. Participaram no seminário, além de Moçambique o país anfitrião, os outros 7 países piloto, nomeadamente, Albânia, Cabo Verde, Paquistão, Ruanda, Tanzânia, Uruguai e Vietname. Esteve, igualmente presente o Malawi, como país convidado, que implementa programas similares. O Botswana, participou como convidado, que trazia a sua experiência como país de rendimento médio e as Nações Unidas.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, participa no dia 25 de Julho de 2008, em Lisboa, na VII Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), em representação do Presidente da República de Moçambique, Armando Emílio Guebuza.

Realiza-se em Maputo de 20 a 22 de Agosto de 2008 a 5ª Sessão da Comissão de Cooperação entre a República de Moçambique e a República da Africa do Sul.

 

Nos dias 20 e 21 de Agosto realiza-se-ão as reuniões preparatórias, a nível técnico. A Sessão Ministerial terá lugar no dia 22 de Agosto.