Agri

1. Realizou-se de 21 a 23 de Maio de 2008, em Maputo, o Seminário dos 8 países-piloto para a implementação da Iniciativa das Nações Unidas “Delivering as One”.

 

2. Participaram no seminário, além de Moçambique o país anfitrião, os outros 7 países piloto, nomeadamente, Albânia, Cabo Verde, Paquistão, Ruanda, Tanzânia, Uruguai e Vietname. Esteve, igualmente presente o Malawi, como país convidado, que implementa programas similares. O Botswana, participou como convidado, que trazia a sua experiência como país de rendimento médio e as Nações Unidas.

 

3. A sessão de abertura contou com a presença de Sua Excelência Drª Luísa Dias Diogo, Primeira-Ministra da República de Moçambique, a Senhora Anna Tibaijuka, Directora Executiva do UN-HABITAT e Directora Geral dos Escritórios das Nações Unidas em Nairobi, bem como os co-facilitadores do processo de consultas informais da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a Coerência do Sistema.

 

4. O Seminário tinha por objectivo trocar experiências e reflectir sobre os sucessos, desafios e constrangimentos na implementação da Iniciativa “Delivering as One”;

 

5. O Seminário debruçou-se sobre os cinco pilares básicos previstos na Iniciativa, nomeadamente, um Programa, um Orçamento, um Líder, um Escritório e uma Comunicação

 

6. Os participantes registaram progressos alcançados na implementação da Iniciativa “Delivering as One” pelos paَíses-piloto em matérias como: (b) apropriação e liderança dos Governos, (a) alinhamento e harmonização dos programas de cooperação das Nações Unidas com as estratégias nacionais de desenvolvimento, (c) harmonização dos procedimentos administrativo-financeiros com as agências, programas e fundos das Nações unidas.

 

7. O seminário identificou como desafios, a escassez de recursos financeiros; reformas pouco céleres ao nível das estruturas das Nações Unidas; necessidade de harmonização dos procedimentos administrativos e financeiros por parte das diferentes agências, programas e fundos das Nações Unidas; e necessidade de capacitação institucional, assistência técnica e capacitação dos recursos humanos para a implementação do programa.


8. Os participantes recomendaram que os resultados do Seminário fossem submetidos ao Secretário-Geral das Nações Unidas para circular como documento oficial.

 

9. Igualmente, vincaram a necessidade dos países-piloto trabalharem em conjunto para sensibilizarem os parceiros e as Nações Unidas a aderirem às mudanças de atitude e assegurar o apoio financeiro para o sucesso da iniciativa.


Maputo, Maio de 2008