Agri
A entrada de qualquer estrangeiro na República de Moçambique é regulamentada por lei. Exceptuando os cidadãos estrangeiros provenientes de países com os quais a República de Moçambique mantêm acordos de isenção e/ou supressão de vistos, todo o cidadão estrangeiro que queira entrar na República de Moçambique deverá obter o respectivo visto de entrada nos locais oficialmente designados para o efeito.

Os vistos de entrada para a República de Moçambique podem ser obtidos no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, nas Missões Diplomáticas e Consulares da República de Moçambique no estrangeiro, nos Serviços de Migração e nos postos fronteiriços autorizados para o efeito.

Malária

Recomenda-se aos que visitam o país a fazerem a profilaxia anti-malária A melhor precaução a tomar é evitar as picadas dos mosquitos, utilizando redes mosquiteiras, repelentes e roupas que protejam o corpo, especialmente durante a noite.


Condução

Tenha os seguintes documentos sempre à mão quando estiver a conduzir:
  • Identificação pessoal (Passaporte,visto ou fotocópias autenticadas)
  • Carta de condução
  • Registo do automóvel
  • Seguro do automóvel válido no país (É possível obté-lo na fronteira)
  • Licença temporária de importação (poderá obté-la na fronteira; é obrigatória para reboques,barcos e caravanas)
O uniforme da Polícia Civil é cinzento e o da Polícia de Transito é azul e branco. A Polícia Civil normalmente pede para inspeccionar os seus documentos - Passaporte e validade do visto ou DIRE( Se for estrangeiro residente). Se fôr parado pela Polícia, lembre-se que delicadeza e um pouco de paciência ajudam muito.

É ilegal beber e conduzir ao mesmo tempo e é aconselhável conduzir unicamente durante o dia nas estradas rurais.

O uso do cinto de segurança é obrigatório e o seu carro deverá dispôr de triângulos de emergência.

Existe uma enorme quantidade de bombas de gasolina nas zonas urbanas e ao longo das estradas principais, no entanto, ao viajar por estradas secundárias, é aconselhável assegurar-se que dispõe de combustível suficiente para chegar ao seu destino.

O acesso por estrada a algumas das cidades provinciais depende das condições climatéricas, por isso, previna-se com o máximo de informação possível sobre as estradas que pretende percorrer antes de partir.