Agri

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, deslocou-se à Adis Abeba, capital da Etiópia, para participar da 28ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), em representação ao Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, que decorre de 30 a 31 de Janeiro corrente.

É com a devida honra que colocamos a disposição dos nossos leitores/ouvintes a cópia do áudio da conferência de imprensa, do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, sobre a 28ª Cimeira da União Africana, em Adis Abeba, Etiópia.

É com a devida honra que colocamos a disposição dos nossos leitores/ouvintes a cópia do áudio do balanço, do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, sobre a 11º Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Brasília, Brasil.

 

NOTÍCIAS (N) - Que balanço faz dos 36 amos da SADC? Cerca de quatro décadas depois, a organização regional deu passos seguros para integração?
JOÃO MACHATINE (JM) - Trinta e seis anos da SADC representam um grande salto em termos de construção de uma cidadania regional, de uma rede de sólida entre os agentes económicos regionais, entre a região e o mundo. Representam uma solidificação da paz, da estabilidade política e do desenvolvimento regional. Ao celebrarmos os sucessos também devemos reflectir sobre os desafios que enfrentamos. Ao nível económico, por exemplo, a dinâmica das economias internacionais, a variação dos preços das matériasprimas afectaram profundamente os projectos e os planos de desenvolvimento da região.