Agri

Um total de 332 cidadãos moçambicanos vítimas de xenofobia em Germiston e Alexander, na África do Sul, poderão chegar hoje a Maputo, numa operação organizada pelo Governo moçambicano.

 

Para o efeito, o Consulado Geral da República de Moçambique em Joanesburgo alugou autocarros que transportarão os referidos cidadãos, que manifestaram o seu desejo de regressar ao País na sequência da violência contra estrangeiros registada em algumas regiões de Joanesburgo.

 

Regressam igualmente a Moçambique os corpos de quatro moçambicanos mortos em Germiston na sequência da violência contra estrangeiros na África do Sul.
Enquanto isso, o Governo Moçambicano está a estudar a melhor forma de receber os regressados, dado que muitos deles perderam todos os seus haveres.

 

De referir que esta é uma iniciativa do Governo moçambicano após alguns moçambicanos terem manifestado o seu desejo de regressar a casa, uma vez que o Governo sul-africano, que já condenou as manifestações violentas, não quer promover o regresso de qualquer cidadão estrangeiro da África do Sul.

 

Maputo, 20 de Maio de 2008