Agri

Ministro Baloi debate em Oslo assuntos de política externa e segurançaMinistro Baloi debate em Oslo assuntos de política externa e segurançaO Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, visita Oslo, Noruega, onde vai debater assuntos de política externa e segurança no 15º Encontro Informal entre os Ministros de Negócios Estrangeiros de África e dos Países Nórdicos, que se realiza naquela cidade escandinava, nos dias 26 e 27 de Maio de 2016.


Subordinado ao lema, “Política Externa e Segurança numa Encruzilhada: Assegurar a Estabilidade e Prosperidade num novo Cenário de Segurança”, o encontro deste ano é de carácter consultivo, à semelhança dos eventos anteriores.
Presidido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da Noruega, Borge Bende, o encontro terá a participação de 21 ministros do mesmo pelouro -16 africanos e 5 nórdicos - nomeadamente: África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Chade, Botswana, Etiópia, Gana, Lesotho, Moçambique, Níger, Nigéria, Quénia, Senegal, Tanzânia, Zâmbia, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia.
Estas reuniões ministeriais informais são consideradas uma plataforma única no relacionamento entre os países africanos e nórdicos, que promove um diálogo contínuo e construtivo entre os dois grupos regionais sobre materiais de interesse comum.
Moçambique acolheu em 2003 um encontro de género na cidade de Pemba, Cabo Delgado, três anos depois da criação deste fórum de consultas informais no ano 2000, por iniciativa da malograda Anna Lindh, Ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia. (UCI)