Agri

Vice Ministro Manuel Gonçalves e o Ministro colombiano das Relações Exteriores Luís Urrutia ao rubricar o acordo bilateral de Supressão de Vistos em Cali testemunhado pela Vice Presidente da Colômbia Francia MárquezVice Ministro Manuel Gonçalves e o Ministro colombiano das Relações Exteriores Luís Urrutia ao rubricar o acordo bilateral de Supressão de Vistos em Cali testemunhado pela Vice Presidente da Colômbia Francia MárquezÀ margem da 16ª edição da Conferência sobre Biodiversidade (COP 16), o Vice-Ministro de Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel José Gonçalves e o Ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Luís Gilberto Murillo Urrutia, assinaram, esta segunda-feira, 29 de Outubro corrente, em Cali, Colômbia, o acordo de Supressão de Vistos em Passaportes Diplomáticos e de Serviços.

O Vice-Ministro Gonçalves explicou, na ocasião, que “acabamos de assinar um acordo sobre a isenção de vistos em passaportes diplomáticos e de serviços entre a República de Moçambique e a República da Colômbia. Este acordo visa facilitar a deslocação de oficiais e outras individualidades portadores destes passaportes. É mais um passo para reforçar a cooperação bilateral entre os dois países”.

 

Revelou, igualmente, que os governos moçambicano e colombiano estão a trabalhar na identificação de outras áreas de cooperação, nomeadamente, a agricultura, recursos minerais e energia, que são sectores que os dois países têm um potencial para o alargamento. “Com a presença da nova Embaixadora da Colômbia que foi recentemente acreditada em Moçambique, no dia 16 de Outubro, as relações vão continuar a consolidar-se e a fortalecer sobretudo olhando para a parte económica e comercial” acrescentou.

 

O Vice-Ministro Gonçalves integra em uma delegação chefiada pela Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, que participa na COP 16, que decorre de 21 de outubro a 1 de novembro, na Colombia. (UCI)