Agri

Ministra Verónica Macamo com a homóloga da norueguesa Anne Tvinnereim no encontro mantido em Maputo para as consultas políticas entre Moçambique e NoruegaMinistra Verónica Macamo com a homóloga da norueguesa Anne Tvinnereim no encontro mantido em Maputo para as consultas políticas entre Moçambique e NoruegaA Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, dirigiu na tarde de hoje, dia 24 de Maio corrente, a primeira reunião de consultas políticas entre a República de Moçambique e o Reino da Noruega, com a Ministra norueguesa da Cooperação Internacional, Anne Beathe Tvinnereim.


No encontro, que teve lugar em Maputo, as ministras Macamo e Tvinnereim:
a) Avaliaram e perspectivaram a cooperação bilateral moçambicana-norueguesa;
b) Partilharam informação relevante sobre a situação política, económica e social prevalecente na República de Moçambique e no Reino da Noruega;
c) Analisaram e aprofundaram a cooperação empresarial, especialmente nos sectores de energia, hidrocarbonetos, agricultura, infraestruturas e turismo.
d) Trocaram impressões sobre os últimos desenvolvimentos políticos e económicos no mundo, particularmente em África e na Europa.

 

A reunião serviu, essencialmente, para reforçar as relações de amizade, solidariedade e cooperação existentes entre os nossos países, desde os primórdios da independência nacional de Moçambique.

 

No encontro, a Ministra Macamo considerou a Noruega um parceiro estratégico de Moçambique nas áreas de energia e hidrocarbonetos, numa relação desenvolvida de forma pioneira, consistente e crescente desde a década de 1980.
Manifestou o interesse do Governo moçambicano privilegiar a cooperação económica, comercial e empresarial no rejuvenescimento da estrutura geral da cooperação bilateral.

 

Na reunião, a Ministra Verónica Macamo expressou o seu apreço pelo compromisso norueguês no progresso energético de Moçambique, que pode ser qualificado de profundo, volumoso e duradouro, como os numerosos acordos bilaterais de assistência técnica e investimento que o atestam.

 

As mudanças climáticas, o combate ao terrorismo e o alcance de paz e segurança duradoiras no Sudão, na República Democrática do Congo e na Ucrânia, também foram temas de relevo na troca de impressões sobre a situação política no mundo.
A Ministra Tvinnereim lidera uma delegação ministerial norueguesa em visita a Moçambique desde o passado dia 19 de Maio. (UCI)