Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Verónica MacamoA Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, exorta a comunidade moçambicana residente na diáspora a se organizarem em associações, como forma de promover maior participação da mulher e da juventude nos processo de desenvolvimento de Moçambique.
Discursando na tarde de sexta-feira, dia 05 de Maio corrente, em Maputo, na sessão de encerramento do primeiro Ciclo de Debates sobre a Política da Diáspora Moçambicana, a Ministra Macamo encorajou “a comunidade moçambicana residente no exterior a incrementar os níveis de participação activa nos processos de desenvolvimento político, económico, social e cultural de Moçambique”.
Apelou aos moçambicanos residentes no exterior efectuem o registo consular nas Embaixadas e Consulados da República de Moçambique acreditadas nos países onde residem, para permitir que o Governo moçambicano saiba onde cada um de reside, para que possa intervir tempestivamente e com maior acutilância em caso de necessidade.
Na ocasião, a Ministra Verónica Macamo informou que na sequência do conflito armado na República do Sudão, o Governo moçambicano tomou conhecimento da existência de vinte e três cidadãos moçambicanos naquele país, tendo efectuado diligências com vista a sua localização e repatriamento imediato. Garantiu que “após um trabalho aturado, os compatriotas chegaram em Maputo no dia 30 de Abril de 2023 e já estão sendo transportados para o conforto das respectivas famílias nas suas províncias de origem”. (UCI)