Agri

À esquerda o Vice Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Manuel José Gonçalves à direita a bandeira de MoçambiqueÀ esquerda o Vice Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Manuel José Gonçalves à direita a bandeira de MoçambiqueO Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel José Gonçalves, participa, na segunda-feira, dia 27 de Março de 2023, em Luanda, capital de Angola, na 16ª reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).


A reunião irá apreciar a alteração dos Estatutos da organização, particularmente a inclusão da cooperação económica nos objectivos gerais da comunidade. Os ministros dos Negócios Estrangeiros vão, igualmente, debater “o papel dos Mares e Oceanos na Projecção Internacional da CPLP”, bem como inteirar-se dos preparativos da 14ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da organização, a ter lugar em Julho próximo.


Antecedido pela reunião do Comité de Concertação Permanente que tem lugar a 26 de Março, o Conselho de Ministro será dirigido pelo Ministro angolano das Relações Exteriores, visto que Angola detém a presidência da comunidade.


Nesta deslocação, integram na delegação do Vice-Ministro Gonçalves, o Embaixador de Moçambique na República Portuguesa e Representante Permanente na CPLP, Joaquim Bule e a Embaixadora de Moçambique em Angola, Osvalda Joana. (UCI)