Agri

Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Verónica MacamoMinistra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Verónica MacamoA Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, dirige, de 28 de Fevereiro a 01 de Março de 2023, em Bruxelas, Reino da Bélgica, a Reunião Ministerial entre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, Timor Leste (PALOP-TL) e a União Europeia (UE).


A conferência tem como ponto mais alto, a apresentação, pela Ministra Verónica Macamo, do tema: “Mandato de Moçambique enquanto membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas e implicações para a parceria PALOP-TL/UE”.
O encontro avaliará, também, a cooperação entre esses países falantes da língua portuguesa e a União Europeia e deverá adoptar um conjunto de documentos, nomeadamente as conclusões conjuntas e a declaração final.


Moçambique dirige a reunião na qualidade de coordenador geral do Programa de Cooperação dos PALOP-TL e a UE, função que exerce desde 2005.
A realização deste evento coincide com a celebração dos 30 anos do estabelecimento do Programa de Cooperação entre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste e a União Europeia.


À margem do evento, a Ministra Macamo manterá encontros de trabalho com o Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança e Vice-Presidente da Comissão Europeia, Josep Borrel Fontellas, e com o Secretário-Geral da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), George Chikoti. (UCI)