Agri

Presidente Filipe Nyusi e o Primeiro Ministro António Costa na quinta Cimeira Moçambique Portugal em MaputoPresidente Filipe Nyusi e o Primeiro Ministro António Costa na quinta Cimeira Moçambique Portugal em MaputoOs governos de Moçambique e de Portugal rubricaram, no quadro da quinta cimeira bilateral, 18 acordos de cooperação, que vão robustecer o Programa Estratégico de Cooperação bilateral. O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, realçou que “vimos claramente que o incremento da nossa cooperação e a necessidade de alargar as áreas. Estes instrumentos assinados são testemunhos disso, o que significa que estamos a dar primazia a nossa cooperação e a trazer resultados concretos”.

 

Uma declaração conjunta emitida no final da cimeira, que teve lugar nos dias 1 e 2 de Setembro corrente, em Maputo, revela que o Presidente Nyusi e Primeiro-Ministro português, António Costa congratularam-se pelo Programa Estratégico de Cooperação bilateral, tendo reiterado o desejo em consolidar e expandir a cooperação nos sectores de intervenção prioritária.


Os Chefes de Governo reafirmaram, igualmente, o desejo em continuar a aprofundar as relações económicas e comerciais, bem como o desenvolvimento do sector privado e da cooperação empresarial e industrial entre Moçambique e Portugal. “Reiteraram ainda o forte compromisso no aprofundamento da Parceria entre a União Europeia e a União Africana, em particular no seguimento da VI Cimeira UE-UA, que decorreu em Bruxelas” lê-se na Declaração Conjunta que dissponibilizamos a seguir:

pdf Declaração Conjunta da Cimeira Moçambique Portugal - 01.09.2022 (413 KB)