Agri

Foto família da inauguração da Escola DiplomáticaFoto família da inauguração da Escola DiplomáticaA Escola Diplomática surge com o principal objectivo de formar “profissionais capazes de participar activamente na diplomacia moçambicana e global, bem como no desenvolvimento do país e do mundo” afirmou o antigo Presidente da República, Joaquim Alberto Chissano, no acto inaugural daquela nova unidade de ensino, ocorrida na quarta-feira, dia 20 de Julho corrente, em Maputo.


“Hoje inauguramos uma Escola Diplomática, não apenas para responder às necessidades imediatas do nosso país, mas também, e sobretudo, para alcançarmos a excelência no exercício da nossa actividade diplomática no mundo” enfatizou o antigo Presidente Chissano.
Na opticado Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel José Gonçalves, a escola vai ajudar na sistematização e transmissão de conhecimento aos diplomatas e quadros ao serviço da política externa e de cooperação da República de Moçambique.
“A nova Escola Diplomática deverá capitalizar a experiência da diplomacia moçambicana no seu percurso desde a proclamação da independência nacional sem, no entanto, deixar de lado a rica história que marca a génesis da nossa diplomacia durante a Luta de Libertação Nacional” acrescentou.
Para o Reitor da Universidade Joaquim Chissano, José Magode, a Escola diplomática “vai contribuir para a potenciação e dotacção dos profissionais da carreira diplomática nos diferentes estágios da sua Evolução, em conhecimentos e técnicas de trabalho para a abordagem, com eficácia, dos desafios com que se deparam nas diferentes instâncias do sistema institucional diplomático, ministérios, embaixadas e consulados”
O evento contou também com a participação do Antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dr. Leonardo Santos Simão e embaixadores acreditados em Moçambique. (UCI)