Agri

Presidente Filipe Nyusi à esquerda e o Presidente do Senegal Macky Sall à direitaPresidente Filipe Nyusi à esquerda e o Presidente do Senegal Macky Sall à direitaA eleição de Moçambique a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a guerra na Ucrânia foram os temas que dominaram a conversa telefónica entre o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi e o seu homólogo do Senegal e Presidente em exercício da União Africana, Macky Sall.


“Os dois estadistas concordaram na necessidade de manutenção de abertura para o encontro com Presidente da Ucrânia, sempre que o quisesse e com qualquer parte interessada” lê-se no comunicado divulgado pela Presidência da República na sexta-feira, dia 08 de Julho corrente.

 

O comunicado destaca que os presidentes Nyusi e Sall foram unânimes quanto à necessidade de se priorizar a busca da paz, sem descurar a abertura à abordagem de questões sobre a cooperação económica e trocas comerciais entre a Ucrânia e África. Manifestaram, igualmente, a disponibilidade em ajudar as partes em conflito para cessar a guerra através do diálogo.


Convergiram quanto à necessidade de os países africanos desenvolverem a sua agricultura como forma de garantir a segurança alimentar e reduzir a dependência de importações. (UCI)