Agri

PresidenteS Filipe Nyusi e Nana Addo em Acra capital do GanaPresidenteS Filipe Nyusi e Nana Addo em Acra capital do GanaMoçambique e Gana rubricaram em Acra, capital ganense, o acordo geral de cooperação e o acordo de supressão de vistos para passaportes diplomátidos e de serviço. O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, classificou o momento como histórico que marca uma viragem de abordagem nas relações entre os dois Estados e povos.


Discursando no palácio presidencial Jubille House, após as concersações que manteve com o Presidente do Gana, Nana Akufo Addo, o Presidente Nyusi afirmou que “durante muito tempo a nossa cooperação limitou-se apenas em consultas a margem de reuniões bilaterais. Mas com a nossa visita aqui pretendemos impulsionar as nossas relações para que estejam orientadas para resultados. Tivemos hoje reuniões curtas mas muito produtivas”.

 

No encontro, os presidentes Nyusi e Addo passaram em revista o ponto de situação sobre o combate ao terrorismo, os mecanismos de consolidação da paz, os impactos das mudanças climáticas e a pandemia da COVI-19, tendo depois testemunhado a assinatura dos instrumentos jurídicos, que ocorreu no quadro da visita de Estado de três dias que o Chefe de Estado efectuou àquele país da Africa Ocidental, de 23 a 25 de Maio corrente.

 

Em Acra, ao participar na Reunião Anual do Banco de Desenvolvimento Africano (BAD), o Chefe de Estado moçambicano defendeu que o gás natural constitui um elemento crucial para a transição energética em Moçambique e factor central para a transformação da economia e vida das populações.
No terceiro dia da visita, o Chefe de Estado moçambicano interveio no Parlamento do Gana, onde partilhou a visão e a posição de abstenção de Moçambique a respeito do conflito entre Rússia e Ucrânia. “Abstivemo-nos porque queremos que as duas partes se falem, pois não há nenhuma guerra que termina sem que haja diálogo, é uma oportunidade que damos a todas as partes para dialogarem e encontrarem uma solução, porque esta guerra está a sacrificar o mundo, o custo de vida está a subir e só com o diálogo poderemos encontrar o sossego para os povos”, enfatizou.

 

Nesta visita o Presidente da República esteve acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, Economia e Finanças, Max Tonela, da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, vice-ministro da Administração Estatal e Função Pública, Inocêncio Impissa e deputados da Assembleia da República. (UCI)