Agri

Ministra Verónica Macamo na entrega do donativo às autoridades governamentais de Cabo DelgadoMinistra Verónica Macamo na entrega do donativo às autoridades governamentais de Cabo DelgadoA Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, entregou na segunda-feira, dia 09 de Maio corrente, em na cidade de Pemba, de um apoio avaliado em mais de 14 milhões de meticais para às vítimas do terrorrismo em Cabo Delgado.
De acordo com a Ministra Macamo, o apoio resulta de contribuição dos funcionários do ministério que se encontram no país e nas Missões Diplomáicas e Consulares.


Além da entrega do cheque de 3.721.475 milhões de meticais resultante da contribuição dos funcionários do ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação(MINEC), foi também entregue, às autoridades de Cabo Delgado, equipamento geral de laboratório e bioquímica, avaliado em 7.020.959,00 de meticais, fundos para reconstrução de escolas destruídas pela acção criminosa dos terroristas (Singa, Maganja, Eduardo Mondlane, 16 de Junho, Bagala e Palma), 100 litros de tinta para pintura de uma escola ou edifício público, orçado em cerca de 130.000,00 de meticais e carteiras escolares, no valor de 650.000,00 de meticais.

 

A Ministra Verónica Macamo que chefia uma delagação de embaixadores moçambicanos de visita àquela província, disse ao Governo de Cabo Delgado que a visita visa auferir o impacto dos ataques terroristas e, acima de tudo, confortar os deslocados.
Congratulou o Governo, a população e as Forças de Defesa e Segurança pelos esforços na luta contra o terrorismo. Reconheceu e agradeceu a Missão da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SAMIM) e as forças do Ruanda pelo apoio, tendo considerado que “é uma solidariedade que mostra que África está a atingir patamares mais elevados de amizade, solidariede mas também de cooperação para remover os males pelos quais passa”.

 

Destacou o pragmatismo que tem sido demonstrado pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, na mobilização de apoios internos e externos para o combate ao terrorismo, bem como a reconstrução de infra-estruturas destruídas. “Foi graças a esse pragmatismo do Presidente que as acções terroristas estão circunscritas a fuga e sobrevivência” afirmou.

 

O Secretário de Estado de Cabo Delgado, António Supeia, agradeceu o gesto e assegurou que os bens serão canalizados aos destinatários. (Texto adaptado do Jornal Notícias)