Agri

Os Governos de Moçambique e Vietnam rubricaram, na sexta-feira, dia 11 de Março corrente, em Maputo, um acordo de Cooperação para a área de educação.

A adenda ao protocolo de educação foi assinada pelo Ministro do Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, em representação da República de Moçambique, e o Ministro de Educação e Formação, Pham Un Luan, representando a República Socialista de Vietnamita.

O acordo surge no âmbito da visita de três dias que o Presidente vietnamita, Truong Tan Sang, efectuou à Moçambique, durante a qual manteve conversações com o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi. No encontro, os dois presidentes passaram em revista o estágio actual de cooperação bilateral e perspetivaram as futuras acções nas diversas áreas de cooperação, com destaque para a saúde, agricultura, turismo, defesa, ciência e tecnologia, infra-estruturas, educação, entre outras.

Em declarações à imprensa, depois do encontro, os presidentes Nyusi e Sang sustentaram que a diplomacia económica é a via principal para que os dois países preservem os interesses em comum.

“Nós definimos que o peso das nossas relações recai mais sobre a área económica, naquilo que tem vindo a ser a diplomacia económica, porque esta é que pode alavancar o crescimento económico dos nossos dois países” disse o Presidente Filipe Nyusi.

Ainda no quadro da cooperação económica, o presidente vietnamita garantiu que o seu país vai trabalhar para o incremento das trocas comrciais tendo como horizonte o alcance de um volume de negócios na ordem dos 500 milhões de dólares até ao ano de 2020.

No decurso da sua visita ao país o Presidente Tan Sang manteve encontro com a Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo e participou, juntamente com o Presidente da República, no Fórum de Negócios Moçambique-Vietname. (UCI)