Agri

Ministra Verónica Macamo discursa na Conferência Ministerial do Diálogo sobre a Migração na África AustralMinistra Verónica Macamo discursa na Conferência Ministerial do Diálogo sobre a Migração na África AustralA Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, exortou os Estados membros da SADC a mobilizar o apoio necessário e conferir prioridade à gestão da migração dentro do seu quadro de planeamento do desenvolvimento nacional.


“Os Estados membros da SADC devem continuar a dar prioridade à implementação dos 23 objectivos do Pacto Global das Migrações, iniciativas de gestão de migração e programas na região” disse a Ministra Macamo na abertura da 6ª Sessão Ministerial do Diálogo sobre Migração na África Austral (MIDSA), que teve lugar na manhã quinta-feira, 28 de Outubro do corrente ano, em Maputo.

 

Salientou que a migração tem desempenhado um papel importante na região. “Com efeito, os migrantes têm jogado um papel importante no desenvolvimento de muitos Estados da SADC e continuam a ser o alicerce da economia regional” acrescentou.
Considerou que a pandemia da Covid-19 demonstrou o papel vital que os migrantes desempenham na promoção de sociedades saudáveis, prósperas e inclusivas. Porém, lamentou o facto de, ao mesmo tempo, a pandemia revelar as fraquezas em algumas das nossas políticas e práticas existentes.


Realçou, por isso, a necessidade de acelerar o processo de vacinação dos cidadãos da região e do continente, de modo a assegurar que as restrições aos movimentos transfronteiriços diminuam e que as economias dependentes das remessas possam recuperar dos choques da pandemia da Covid-19.
Apesar destes desafios, a Ministra Macamo diz ser encorajador notar que muitos Estados membros da SADC conceberam novas formas de implementar iniciativas de migração no seu quadro legal, com base nas suas prioridades e especificidades nacionais e regionais.


Para além dos ministros da organização regional que superintendem as áreas da migração e da saúde, o encontro contou com a participação do enviado Especial do Secretário Geral das Nações Unidas para Moçambique, Mirko Manzoni e o Director Regional da Organização Internacional das Migrações, Charles Kwenin. (UCI)