Agri

Da esquerda para à direita, os presidentes de Filipe Nyusi, Mokgweetsi Masisi, Cyril Ramaphosa e Hage G. Geingob, na Cimeira Extraodinária da Troika do Orgão da SADC, em PretóriaDa esquerda para à direita, os presidentes de Filipe Nyusi, Mokgweetsi Masisi, Cyril Ramaphosa e Hage G. Geingob, na Cimeira Extraodinária da Troika do Orgão da SADC, em PretóriaA Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) reafirmou o seu compromisso inabalável em continuar a apoiar Moçambique na luta contra o terrorismo. Em comunicado final, a Cimeira Extraodinária da Troika do Orgão da SADC de Cooperação nas Áreas Política, Defesa e Segurança, “manifestou o seu compromisso inabalável em prosseguir o seu apoio à República de Moçambique para a consecução da paz e segurança em alguns distritos do centro e norte da província de Cabo Delgado”.


Reunido em Pretória, capital da África do Sul, na terça-feira, dia 5 de Outubro corrente, a cimeira da Troika “aprovou a extensão do mandato da SAMIM [Missão da SADC em Moçambique], a fim de prosseguir as operações ofensivas contra os terroristas e extremistas violentos, com vista a consolidar a estabilidade em termos de segurança, a criar um ambiente propício para o reassentamento das populações e a viabilizar as operações de assistência humanitária e o desenvolvimento sustentável”.


Participaram àquela reunião do alto nível, os presidentes Matamela Cyril Ramaphosa, da África do Sul (actual Presidente do Órgão), Hage G. Geingob, da Namíbia, Mokgweetsi Eric Keabetswe Masisi, do Botswana, e Filipe Jacinto Nyusi, de Moçambique.

A cimeira teve o propósito, realça o comunicado, de apreciar “o relatório de balanço do Mecanismo de Coordenação Regional (MCR) das operações da Missão da SADC em Moçambique (SAMIM)”.


Pela sua importância, publicamos, a seguir, a versão completa do mencionado comunicado:  pdf Comunicado final da Cimeira Extraordinária da TROIKA do órgão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) mais a República de Moçambique (198 KB) .