Agri

palestina smallpalestina smallO Governo de Moçambique reiterou o seu apoio ao direito inalienável de independência e autodeterminação do Estado de Palestina, com Jerusalém como sua capital.


Esta posição foi transmitida pela Embaixadora de Moçambique na Indonésia, Maria Gustava, durante a sua intervenção na 5ª Cimeira Extraordinária da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) sobre a Palestina e Jerusalém, realizada em Jakarta, nos dias 6 e 7 de Março corrente.

Gustava enfatizou que essa é a pré-condição para o povo da Palestina satisfazer o seu direito à paz, estabilidade, desenvolvimento económico sustentável e bem- estar social.

Neste âmbito, a Embaixadora Maria Gustava informou a cerca de cinquenta representantes dos países participantes à cimeira, que Moçambique saudou a adopção pelas Nações Unidas da resolução 67/19 de 29 de Novembro de 2012, que concedeu ao Estado da Palestina o estatuto de observador na ONU, decisão “que simboliza o apoio incondicional da comunidade internacional ao princípio da criação de dois Estados independentes e soberanos, o de Israel e da Palestina, baseado nas fronteiras de 1967”.

A cimeira teve a participação de cinco chefes de Estado, oito primeiro-Ministros, vinte e quatro ministros dos Negócios Estrangeiros e doze embaixadores, tendo a Embaixadora Maria Gustava representado a República de Moçambique. (UCI)