Agri

À esquerda, o Presidente Filipe Nyusi ladeado pelo homólogo da África do Sul. À direita o Presidente ao saudar o novo Presidente da Zâmbia, Hakainde HichilemaÀ esquerda, o Presidente Filipe Nyusi ladeado pelo homólogo da África do Sul. À direita o Presidente ao saudar o novo Presidente da Zâmbia, Hakainde HichilemaUma celebração da vitória da democracia para a Zâmbia. Foi assim que o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, classificou as eleições que conduziram à eleição do candidato Hakainde Hichilema ao cargo de Presidente da República da Zâmbia.


“Felicito o povo zambiano por ter realizado eleições livres e pacíficas, um acto que constitui uma celebração da vitória da democracia”, afirmou o Chefe de Estado moçambicano, durante a cerimónia de tomada de posse do novo presidente zambiano, ocorrida na terça-feira, dia 24 de Agosto corrente, no Estádio dos Heróis, em Lusaka, capital da Zâmbia.

 

De 59 anos de idade, Hakainde Hichilema venceu por maioria esmagadora as eleições presidenciais zambianas de 12 de Agosto de 2021. Ele obteve 2.8 milhões de votos contra 1.8 milhões do incumbente, Presidente Edgar Lungu, uma vitória considerada a mais ampla na história eleitoral zambiana.


Acompanhado pela Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, o Presidente Nyusi participou na cerimónia de tomada de posse ao lado dos presidentes da África do Sul, Botswana, Malawi, Namíbia, Quénia e República Democrática do Congo. (UCI)