Agri

Presidente Filipe Nyusi na passagem de testemunho da presidência da SADC ao Presidente do Malawi, Lazarus McCarthy Chakwera, em LilongwePresidente Filipe Nyusi na passagem de testemunho da presidência da SADC ao Presidente do Malawi, Lazarus McCarthy Chakwera, em LilongweAo discursar na 41ª Cimeira da Comunidade para o Desenvolvimento na África Austral (SADC), em Lilongwe, Malawi, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, afirmou que “a paz e segurança constituem um dos alicerces do processo de integração regional, reconhecido que é o seu papel em propiciar a promoção da cooperação, desenvolvimento social e económico, visando a criação do progresso e bem-estar dos povos da região”.


“É neste âmbito que definimos como prioridade estratégica, a erradicação do terrorismo e extremismo violento na região, privilegiando uma abordagem abrangente e sinergias bilaterais e multilaterais”, explicou o Presidente Nyusi, tendo acrescentado que “Moçambique conta com o apoio dos países da região e de outras latitudes, com intervenções que incidem no reforço da capacidade das Forças de Defesa e Segurança para restaurar a paz, não dando espaço para a implantação de elementos de extremismo violento e terrorismo na região”.

 

Na cimeira, marcada pela passagem da presidência da organização regional de Moçambique para o Malawi, que teve lugar de 17 a 18 de Agosto corrente, o Chefe de Estado saudou a irmandade e pronta solidariedade demonstradas pelos países da região. Realçou que essa posição esteve consubstanciada no desdobramento de capacidades da Força em Estado de Alerta da SADC, gerada pelo espírito do Pacto de Defesa Mútua da organização.

 

De acordo com o Presidente Nyusi, Moçambique exerceu uma presidência orientada para resultados nas áreas de saúde pública, resiliência face aos efeitos das mudanças climáticas, envolvimento do sector privado na promoção da SADC como destino do investimento, paz e segurança, combate ao terrorismo, infra-estruturas, segurança alimentar, tendo como inspiração as 4 décadas de construção da SADC.


À margem da Cimeira da SADC, o Chefe de Estado moçambicano manteve encontros em separado com os presidentes da África do Sul e do Zimbabwe, Cyril Ramaphosa e Emmerson Mnangagwa, respectivamente.


Pela sua importância, a Unidade de Comunicação e Imagem transcreve a seguir, com a devida vénia, o discurso completo do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi:  pdf Discurso de S. Excia Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, durante a 41ª Cimeira Ordinária da SADC (480 KB)