Agri

Ministra Verónica Macamo na audiência com o Director da Millenuim Challenge Corporation (MCC), Kenneth James MillerMinistra Verónica Macamo na audiência com o Director da Millenuim Challenge Corporation (MCC), Kenneth James MillerA missão diplomática americana em Maputo informou a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, do novo pacote de assistência financeira do Governo dos Estados Unidos da América (EUA) à República de Moçambique.

 

Essa assistência, que está ainda a ser estruturada no segundo compacto do Millenuim Challenge Corporation (MCC) para Moçambique, consistirá num apoio financeira que ronda entre 300 milhões e 400 milhões de dólares americanos, a ser aprovado até 2023.

 

O MCC é uma agência americana de desenvolvimento internacional criada em 2004 e financiada pelo Governo dos Estados Unidos da América, com escritório estabelecido em Maputo e dirigido pelo moçambicano Higino de Marrule, antigo ministro da Agricultura.

 

Em audiência concedida em Maputo pela Ministra na Macamo, na manhã de quarta-feira, dia 4 de Agosto corrente, o Embaixador dos EUA em Moçambique, Dennis Walter Hearne, e o Director do MCC, Kenneth James Miller, de visita ao nosso país, anunciaram esse pacote multisectorial, que pode incidir sobre projectos de desenvolvimento nos sectores de agricultura e transportes rurais.

 

De acordo com o coordenador moçambicano do MCC, Higino de Marrule, o pacote de financiamento está para ser aprovado até 2023, num valor que ronda entre 300 milhões e 400 milhões de dólares americanos.

 

Marrule explicou que “o ano de 2003 é, em termos normais, o período normal definido no calendário, mas nós estamos a trabalhar para a redução do tempo. Não queremos chegar até 2023, queremos entregar um pacote de projectos que vai constituir o compacto II e que vai ser assinado entre as suas partes.”

 

A estuturação do segundo decorre à luz da decisão tomada em 2019 pelo conselho de administração do MCC, ao selecionar Moçambique como um dos países africanos beneficiários do novo programa de subvenção financeira de cinco anos. (UCI)