Agri

À esquerda, o Embaixador das Maurícias acreditado em Moçambique, Jean Pierre Jhumun, e à direita a bandeira das MauríciasÀ esquerda, o Embaixador das Maurícias acreditado em Moçambique, Jean Pierre Jhumun, e à direita a bandeira das MauríciasO último adeus do nosso país ao falecido Alto Comissário das Maurícias acreditado em Moçambique, Jean Pierre Jhumun, ocorreu na tarde de sexta-feira, do passado dia 30 de Julho, no Aeroporto Internacional de Mavalane. “Endereçamos a nossa solidariedade e os nossos sentimentos de pesar por esta irreparável perda”, afirmou o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel José Gonçalves, em elogio fúnebre lido durante a cerimónia de transladação dos restos mortais do diplomata, realizada na presença da família do finado.

 

“É com justificado e profundo pesar que nos encontramos aqui, hoje e agora, para procedermos ao doloroso dever de acompanhar o nosso irmão, Jean Pierre Jhumun, à sua última morada”, sublinhou, pesaroso, o Vice-Ministro Gonçalves. Recordou que “foi com descrédito que no último sábado, dia 24 de Julho, fomos colhidos de surpresa ao tomarmos conhecimento que subitamente havia-se calado para sempre a voz de uma personalidade notável”.

Seguidamente, descreveu Jean Pierre Jhumun como “uma personalidade carismática que granjeava a simpatia e admiração dos seus compatriotas, colegas, amigos e de todos com quem teve a oportunidade de confraternizar dentro e fora do seu país.”

 

Atribuiu a Jhumun as boas relações de amizade e cooperação entre Moçambique e Maurícias, desde a sua acreditação em 2015 como Alto Comissário mauriciano no nosso país. “A cooperação entre Moçambique e a República das Maurícias continuou a registar um crescimento rápido e sólido, que se incrementou de forma acentuada depois da adesão das Maurícias à SADC em 1996 e no quadro da Associação da Orla do Oceano Índico para a cooperação Regional”.

 

As relações entre os dois países foram fortalecidas e elevadas durante o mandato do Alto Comissário Jhumun, explicou o Vice-Ministro Gonçalves, com a troca de visitas oficiais entre Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, e o Primeiro Ministro das Maurícias, Privind Kumar Jugnauth.

Diplomata de carreira, antes da sua acreditação em Moçambique, Jhumun, serviu o seu país em Angola, Senegal, Democrática do Congo, Zâmbia, Malawi e na Tanzânia. (UCI)