Agri

Ministra Verónica Macamo no Conselho de Ministros virtual da SADCMinistra Verónica Macamo no Conselho de Ministros virtual da SADCA 41ª Cimeira dos Chefes de Estado e o respectivo Conselho de Ministros, da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) têm lugar neste mês de Agosto, em Lilongwe, Malawi, em modelo híbrido, que congrega os formatos presencial e virtual.

Esta foi a decisão tomada na reunião extraordinária do Conselho de Ministros da SADC, realizada virtualmente, a partir de Maputo, no dia 2 de Agosto corrente, com o propósito de, conforme explicou a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dhlovo, “ponderar com prudência”, em ambiente da COVID-19, “a melhor forma de manter as nossas instituições operacionais ao mesmo tempo que observamos as medidas restritivas para conter a propagação do vírus e proteger vidas humanas”.

 

Nesta reunião, realçou a Ministra Macamo, caracterizado por “um ambiente solidário, unido e determinado, conseguimos construir consenso e alcançar compromisso em relação às sessões do Conselho de Ministros e da Cimeira que são órgãos fundamentais para o funcionamento da nossa Organização”.

Esclareceu que “este é o exercício que temos vindo a prosseguir desde a eclosão da pandemia da COVID-19. Ficou provado que foi a melhor opção porque tem sido fundamental para continuarmos a funcionar em condições adversas”.

 

Em conferência de imprensa concedida no final do encontro, o Embaixador António Macheve, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, clarificou que os Estados-membros da SADC “que puderem participar presencialmente poderão proceder dessa forma, mas com delegações muito pequenas, e a agenda do encontro será reduzida para evitar que os presentes permaneçam muito tempo juntos”.

 

A Ministra Verónica Macamo dirigiu esta reunião na qualidade de Presidente do Conselho de Ministros da SADC, na presença virtual de ministros dos negócios estrangeiros e de saúde da região da África Austral. (UCI)