Agri

Presidente da República na 13ª Cimeira de Negócios Estados Unidos-ÁfricaPresidente da República na 13ª Cimeira de Negócios Estados Unidos-ÁfricaO ambiente de negócios em Moçambique e na maioria dos Estados membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) contínua estável. Esta foi a mensagem que o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, transmitiu aos participantes da 13ª Cimeira de Negócios Estados Unidos-África, realizada de 27 a 29 de Julho corrente em formato virtual, a partir de Washington DC, capital americana.


No seu discurso proferido na terça-feira passada no painel de alto nível da sessão de abertura do evento, o Presidente Nyusi enfatizou ser crucial o ambiente de paz e tranquilidade para garantir o fluxo de investimentos e comércio no país e flexibilização da integração regional.
Destacou a necessidade da prioridade estratégica para a erradicação do terrorismo, privilegiando medidas holísticas e muitisectoriais, que incluem o reforço da capacidade combativa das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, com apoio da SADC, do Ruanda e de outros parceiros internacionais, como os EUA e a União Europeia.

 

O Chefe de Estado moçambicano apontou a pandemia da Covid-19 e o terrorismo como dois obstáculos que afectam o ambiente de negócios em Moçambique, considerando, por isso “ser importante um tratamento especial e diferenciado na questão da dívida externa em todos os países africanos, contemplando a extensão da moratória decidida pelo G-20 e pelo Clube de Paris”.

 

No encontro virtual, realizado sob o lema “Novos caminhos para uma parceria económica mais forte entre os EUA e África”, participaram também no painel de alto nível o Primeiro-Ministro da República das Maurícias, Pravind Jugnauth, a Secretária de Estado do Comércio dos Estados Unidos da América, Gina M. Raimondo, a Presidente do Conselho Corporativo para África (CCA), Florizelle Liser e o Presidente da VISA, Inc, Alfred F. Kelly Jr. (UCI)