Agri

O Presidente Filipe Nyusi na Cimeira Extraordinária da Troika da SADC, que teve lugar em MaputoO Presidente Filipe Nyusi na Cimeira Extraordinária da Troika da SADC, que teve lugar em MaputoO Presidente da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Filipe Jacinto Nyusi, emitiu, no passado dia 15 de Julho, uma declaração da organização, que expressa “preocupação e pesar” pela “perda de vidas e destruição indiscriminada de propriedade durante os recentes protestos na República da África do Sul”. Eis, a seguir, o texto da declaração:

“A SADC apresenta as suas condolências às famílias das vítimas da violência; e muitas outras cujos meios de subsistência foram destruídos como resultado da pilhagem de infra-estruturas públicas. Os protestos violentos constituem não apenas uma ameaça, à vida humana, mas também geram instabilidade, asfixiam o crescimento económico, amplificam os riscos e impedem o tão necessário retorno do investimento. Portanto, a SADC condena veementemente estes ataques a propriedades, negócios e pessoas.

 

A SADC observa ainda com preocupação que os protestos têm estado a causar perturbações nos esforços em curso para enfrentar os impactos devastadores da pandemia da COVID 19, que já sobrecarrega a maioria da população com dificuldades sem precedentes.


Dada a posição estratégica da África do Sul na economia regional, se a actual a agitação não for controlada, a mesma terá um impacto negativo na cadeia de abastecimento de bens essenciais da região, abrandará as principais rotas comerciais, reduzirá as oportunidades de emprego e ameaçará as infra-estruturas vitais, não só da África do Sul, mas também da região da SADC, no seu todo.


A SADC observa que se a violência persistir, a recuperação projectada para a região e o crescimento previsto em 2%, em 2021 e 3,2% em 2022, pode não ser alcançável. Estes danos irão, sem dúvida, aumentar, o que irá constituir um grande revés para os esforços da região de reconstruir as economias após a pandemia do coronavírus.


A SADC enaltece o papel do Governo da África do Sul de proteger a população civil e insta as lideranças e os cidadãos a primarem pelo diálogo construtivo com vista a resolver a crise actual.
A SADC reafirma ainda a sua solidariedade e o seu apoio ao povo e ao Governo da África do Sul nos seus esforços contínuos para restaurar o Estado de Direito, a paz e a estabilidade”.