Agri

Presidente Filipe Nyusi presta última homenagem ao fundador da Zâmbia, Kenneth KaundaPresidente Filipe Nyusi presta última homenagem ao fundador da Zâmbia, Kenneth KaundaO Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, considerou indelével a marca de Kenneth David Kaunda, fundador da República da Zâmbia, na história da libertação da África Austral e da África em geral.
Esta apreciação ocorreu durante o elogio fúnebre do Chefe de Estado moçambicano, actual Presidente em exercício da SADC, proferido em Lusaka, na sexta-feira, dia 02 de Julho corrente.


"Não vamos esquecer as suas contribuições no apoio à luta dos povos contra a opressão do colonialismo, e por causa disso a Zâmbia pagou um preço elevado, sofrendo ataques militares como forma de dissuadira sua ajuda aos movimentos de libertação", realçou o estadista moçambicano.

 

Na sua intervenção, o Presidente Nyusi relembrou a contribuição de Kaunda na luta pela independência de Moçambique. "O Presidente Kaunda devotou a sua vida para a libertação da África, e por isso se ofereceu como anfitrião para que Portugal e a FRELIMO assinassem os acordos que conduziram à proclamação da Independência de Moçambique e a vitória do povo moçambicano", afirmou.

 

O Presidente da República fez-se acompanhar pela Ministra dos Negócios Estrangeiros Estrangeiros e Coopeeração, Verónica Nataniel Macamo Dhlovo, às exèquias fúnebres realizadas em Lusaka, capital zambiana, na presença de vários chefes de Estado e de Governo africanos. (UCI)