Agri

Presidente Filipe Nyusi e o Secretário Geral António Guterres na 73ª Assembleia Geral das Nações UnidasPresidente Filipe Nyusi e o Secretário Geral António Guterres na 73ª Assembleia Geral das Nações UnidasO Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, felicitou António Guterres pela sua reeleição ao segundo mandato do cargo de Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas(ONU). “Estamos conscientes da dimensão do trabalho ingente de conduzir os destinos da nossa organização universal, num momento particularmente difícil, em que a humanidade enfrenta os efeitos da crise humanitária derivada da pandemia da Covid-19, cumulativamente com a recessão económica, como consequência da crise sanitária”, sublinha a mensagem presidencial.

 

Moçambique vai continuar empenhado, reiterou o Presidente Nyusi, na materialização da agenda internacional, particularmente nas áreas prioritárias das Nações Unidas, nomeadamente a paz e segurança internacional, o desarmamento, os direitos humanos, a luta contra o terrorismo, bem como no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.


Referindo-se à candidatura do nosso país a membro não permanente do Conselho de Segurança, a mensagem do Chefe de Estado moçambicano enfatiza que “é nosso objectivo fundamental contribuir, de forma modesta, mas robusta, à luz da nossa história e experiência, para o esforço na busca dos caminhos da paz e da segurança internacionais. Procuraremos colaborar estreitamente com a vossa equipa nessa nobre missão de servir a Comunidade Internacional”.


No passado dia 18 de Junho, António Guterres foi releito por unanimidade pela Assembleia Geral da ONU, composta por 193 membros, ao cargo de secretário geral desta organização internacional. (UCI)