Agri

cooperacao alemanha donativocooperacao alemanha donativoO Acordo de Cooperação Financeira assinado entre o Governo da República de Moçambique e o Governo da República Federal da Alemenha propiciou um donativo alemão de 63 milhões de euros, para apoiar projectos de desenvolvimento económico e social no nosso país.

Discursando no acto da assinatura, a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dhlovo, uma das signatárias do acordo, realçou a renovação da “nossa vontade de ver cada vez mais reforçadas as relações de amizade e de cooperação entre os Povos e Governos de Moçambique e da Alemanha”.

 

“Destes fundos”, indica um comunicado conjunto emitido pelos dois governos, “aproximadamente 33 000 000 euros serão canalizados para o sector de educação e de ensino técnico e profissional, 15 000 000 euros para a reabilitação de infra-estruturas municipais na província de Sofala e 15 000 000 euros para o sector de energia”.

 

À propósito, a Ministra Macamo assinalou que “é gratificante notar que esta cooperação resulta de um processo evolutivo que foi formalizado no dia 03 de Fevereiro de 1976, portanto, poucos meses depois da proclamação da nossa independência”.

Assinado na tarde de quinta-feira, dia 17 de Junho corrente, o acordo de cooperação financeira foi rubricado, em representação do governo alemão, pelo Embaixador da República Federal da Alemanha em Moçambique, Lothar Freischlader. (UCI)