Agri

Presidente Filipe Nyusi; Presidente Samora Machel ladeado pelo Presidente Kenneth Kaunda Presidente Filipe Nyusi; Presidente Samora Machel ladeado pelo Presidente Kenneth Kaunda O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, considerou que o “gigantesco legado” do Presidente Kenneth Kaunda “brilhará para sempre e inspirará a presente e futura gerações de líderes na Zâmbia, na região, em todo o continente africano e não só”.


Em mensagem de condolências endereçada ao Presidente da Zâmbia, Edgar Chagwa Lugu, na sequência da morte de Kenneth David Kaunda, o Presidente Nyusi destacou que a “República da Zâmbia, a SADC e, na verdade, todo o continente africano, irão recordar o falecido Presidente Kaunda como um grande líder que desempenhou um papel crucial no movimento que conduziu a Zâmbia à autodeterminação e independência total”.


Falecido aos 97 anos de idade, em Lusaka, na quinta-feira, dia 17 de Junho corrente, Kenneth Kaunda, o primeiro presidente zambiano, liderou a Zâmbia de 1964 a 1991. Sob a sua direcção, a Zâmbia foi um dos pilares principais da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) no processo da luta pela independência de Moçambique.


“A região da SADC e todo o continente africano”, frisou o Presidente Nyusi, “estão muito gratos pelo importante contributo do antigo Presidente Kenneth Kaunda nos nossos esforços comuns para trazer e defender a independência, a paz e segurança na região e em todo o continente”.


“Neste momento de consternação, em nome do Povo, do Governo da República de Moçambique e no meu próprio, gostaria de transmitir as nossas mais sentidas condolências à Vossa Excelência e, através vós, ao Povo e ao Governo da República da Zâmbia e manifestar a nossa mais sincera solidariedade para com a família enlutada. Que a sua alma descanse em paz eterna”.


O Conselho de Ministros, que reuniu de emergência na sexta-feira, decidiu na sua 3ª Sessão Extraordinária “Decretar a observância de 6 dias de Luto Nacional, com efeito a partir das 0:00 horas do dia 19 de Junho de 2021 até às 24:00 horas do dia 24 de Junho de 2021; Durante o período de Luto nacional a Bandeira Nacional e o Pavilhão Presidencial serão içados a meia haste em todos território Nacional e em todas as Missões Diplomáticas e Consulares da República de Moçambique”. (UCI)