Agri

oldemiro baloi diplomaciaoldemiro baloi diplomaciaO Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, avaliou, com o Corpo Diplomático acreditado em Moçambique, a situação política, económica e social do nosso país.

Ao discursar em Maputo na tarde de quinta-feira, dia 25 de Fevereiro de 2016, perante os chefes das missões diplomáticas, O Ministro Baloi explicou que o ano de 2015 foi marcado por uma ligeira desaceleração do crescimento economico, motivado por diversos factores, dentre os quais a queda de preços internacionais de carvão e gás, a desvalorização do metical e a apreciação do dólar americano.

 

A queda de preços, de acordo com o governante moçambicano, provocou o reajuste em baixa dos planos de produção e exportação das empresas mineradoras, afectando assim o desempenho do sector mineiro.

 

As calamidades naturais também tiveram um impacto negativo sobre a economia nacional. O Ministro Baloi estima que as intempéries que se têm feito sentir nas províncias da Zambézia, Nampula e Niassa destruiram cerca de 545 mil hectares de áreas de culturas produtivas e a seca nas zonas sul e centro criou uma situação de insegurança alimentar a 167 mil famílias, número que poderá aumentar exponencialmente se continuar a escassez da chuva.(UCI)