Agri

Presidente Nyusi discursa na cerimónia de saudação ao Corpo Diplomático acreditado em MoçambiquePresidente Nyusi discursa na cerimónia de saudação ao Corpo Diplomático acreditado em MoçambiqueMoçambique continua, ainda, a privilegiar uma política de abertura, cooperação e amizade com todos os países, parceiros bilaterais e multilaterais, bem como outros actores que concorrem para o alcance do interesse nacional, regional, continental e universal, numa base de reciprocidade de benefícios.

De acordo com o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, “queremos com essa política manter a paz, segurança e estabilidade, promover o desenvolvimento social e económico sustentável, visando o progresso e bem-estar de todos os moçambicanos e dos povos da região e do mundo, através do investimento e parcerias económico-empresariais, no âmbito da diplomacia económica”.


O Presidente Nyusi falava na tarde de quinta-feira, dia 13 de Maio corrente cerimónia de saudação ao Corpo Diplomático acreditado em Moçambique, por ocasião do fim de ano.

 

No que diz respeito a Presidência da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), o Chefe de Estado disse que Moçamique se mantém optimista quanto ao lançamento do Centro de Operações Humanitárias e de Emergência da SADC e à realização do Fórum de Negócios da comunidade regional, “duas prioridades do mandato para cuja concretização contamos com o vosso apoio”.

 

Realçou que “Continuamos defensores da agenda regional, continental e internacional no quadro da nossa filiação em várias organizações, com destaque para a SADC, CPLP, União Africana, Nações Unidas, Commonwealth, Movimento dos Países Não Alinhados, entre outras parcerias e cooperação com organizações regionais e internacionais como a África Caraíbas e Pacífico e a União Europeia e seus órgãos, assim como as instituições financeiras multilaterais como o Banco Africano de Desenvolvimento, o Grupo do Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, BADEIA, entre outras” realçou.
Para o Presidente Nyusi, as matérias sobre mudanças climáticas, luta contra o terrorismo e extremismo violento, luta contra o crime organizado, promoção de direitos humanos, boa governação, mantêm-se cruciais na nossa agenda colectiva moçambicana.

 

No domínio dos combate ao terrorrismo, o Presidente da República reafirmou que o país está aberto à cooperação e ajuda nos termos e modalidades que devem ser discutidos , no quadro dos mecanismos formais estabelecidos, sem necessidade de intermediários. Na ocasião, manifestou, em nome de todos os moçambicanos e do Governo, o profundo apreço pelo apoio prestado ou prometido na luta contra o terrorismo. (UCI)