Agri

 Ministra Verónica Macamo na gravação da mensagem de felicitação à União Europeia Ministra Verónica Macamo na gravação da mensagem de felicitação à União EuropeiaA Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, endereçou calorosas felicitações às nações e povos da União Europeia (UE) pela passagem do Dia da Europa, que se celebra a 9 de Maio.


“O Governo de Moçambique orgulha-se por ter a União Europeia como um parceiro estratégico de cooperação, que sempre soube estar presente nos nossos esforços com vista a superação dos desafios e adversidades no nosso país” reconheceu a Ministra Macamo.
Identificou como primeiro eixo da relação Moçambique-União Europeia, a cooperação bilateral, tendo a definido como excelente, nos sectores de infra-estruturas, desenvolvimento local, segurança alimentar, saúde, meio ambiente, mudanças climáticas e desastres naturais.


De acordo com a Ministra, o segundo eixo da cooperação ocorre no âmbito da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), cujos laços foram fortalecidos com o Acordo de Parceria Económica, que abrange as relações económicas e comerciais, assim como o investimento privado nos nossos países.


O terceiro eixo compreende o desenvolvimento da cooperação no contexto da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (ACP), tendo augurado que “o novo acordo crie condições necessárias ao fortalecimento das relações bilaterais”.
Na sua mensagem, a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação saudou a organização pela assistência humanitária de emergência as vítimas de terrorismo em Moçambique e pelo apoio na disponibilização de vacinas aos países do continente africano. (UCI)