Agri

Foto família da Reunião Extraordinária do Comité Ministerial do Orgão da SADC - mais MoçambiqueFoto família da Reunião Extraordinária do Comité Ministerial do Orgão da SADC - mais MoçambiqueA Reunião Extraordinária da Troika do Orgão da SADC - mais Moçambique foi caracterizada por entendimento, clareza e solidariedade. De acordo com a descrição da Ministra dos Negócios Estrangeiros e Presidente do Conselho de Ministros da SADC, Verónica Nataniel Macamo Dhlovo, houve ali “um entendimento comum sobre a natureza da ameaça e clareza sobre as necessidades, meios e modalidades que permitam aos países canalizarem o seu apoio”.

Em conferência de imprensa concedida no final do encontro, a Ministra Macamo acrescentou que “os países da SADC que estiverem disponíveis a apoiar o nosso país, poderão fazê-lo de acordo com as suas capacidades”.

 

Realizada em Maputo na tarde de quarta-feira, dia 28 de Abril corrente, “a reunião manifestou solidariedade total da SADC com o Governo e o povo da República de Moçambique”, tendo também, realçou a ministra, reafirmado “o compromisso contínuo da SADC em contribuir para os esforços em prol do alcance de uma paz e segurança duradoiras, bem como de desenvolvimento da República de Moçambique”.

 

Esta reunião extraordinária ocorreu com o propósito de apreciar o relatório de avaliação da situação sobre a segurança em Cabo Delgado e o apoio regional adequado, elaborado pela equipa técnica da Dupla Troika da SADC, que se deslocou a Moçambique de 14 a 22 de Abril.

 

Na referida conferência de imprensa, a Ministra Macamo anunciou o adiamento da Cimeira Extraordinária da Troika do Órgão da SADC, para uma data a ser anunciada, tendo explicado que “dadas as ausências dos presidentes das repúblicas da África do Sul e do Botswana, não se reuniu quórum, para a realização da mesma. Informamos ainda que o evento terá lugar numa data a ser definida e anunciada oportunamente”. (UCI)