Agri

Vice-Ministro Gonçalves ao dirigir a sessão de abertura da reunião do Comité Estratégico do Procultura nos PALOP e Timor-LesteVice-Ministro Gonçalves ao dirigir a sessão de abertura da reunião do Comité Estratégico do Procultura nos PALOP e Timor-LesteA Procultura é um projecto promissor, afirmou o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, na sua intervenção durante a sessão de abertura da reunião do Comité Estratégico do Projecto de Promoção do Emprego nas Actividades Geradoras de Rendimento no Sector Cultural nos PALOP e Timor Leste.


Denominado abreviadamente de Procultura, este é, conforme assinalou o Vice-Ministro Gonçalves, “um projecto-piloto no quadro da cooperação com a União Europeia que procura aliar a cultura à economia, tornando-a mais rentável”.

 

Juntando ordenadores nacionais dos PALOP (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe e de Timor Leste), o encontro do Comité Estratégico do Procultura, o seu órgão consultivo, teve o propósito de avaliar e dar celeridade à execução deste projecto, orçado em cerca de 19 milhões de Euros, que termina em 2024.

 

Iniciado em 2019, o projecto consiste na concessão de bolsas de estudo para licenciatura e mestrado em artes cénicas, formação em empreendedorismo, financiamento de pequenos projectos, intercâmbios e incentivo da literatura infantil. (UCI)