Agri

Foi com esta frase elucidativa que a Ministra dos Negócios Estrangeiros, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, concluiu o elogio fúnebre ao malogrado Oldemiro Júlio Marques Baloi, durante o velório realizado na manhã de sábado, dia 17 de Abril corrente, no átrio dos paços do Município da Cidade de Maputo.

 

Citando o Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, caracterizou Oldemiro Baloi como “um patriota em todas as dimensões”, que “jogou um papel importante na abertura de caminhos para a expansão e fortalecimento das múltiplas parcerias internacionais com Moçambique”.

 

Explicou que Baloi, enquanto Ministro dos Negócios Estrangeiros, “dinamizou a expansão da rede diplomática de Moçambique pelo continente africano, na região do Médio Oriente e na Ásia, contribuindo para o fortalecimento e desenvolvimento das relações bilaterais de amizade, solidariedade e cooperação, mutuamente vantajosas com os Povos e Estados dessas regiões”.

 

O elogio fúnebre centrou-se sobre a figura multidimensional de Oldemiro Baloi, da sua trajectória de vida desde 1974, evidenciando o seu perfil académico e profissional, que o levou, “em reconhecimento das suas qualidades profissionais e humanas”, a ser chamado “a exercer tarefas complexas e de elevada responsabilidade”.

 

Dessas tarefas, destacam-se os cargos de Vice-Ministro da Cooperação, Ministro da Indústria, Comércio e Turismo e Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. “Ele prestava especial enfoque à componente da diplomacia económica para mobilizar meios e recursos necessários a promoção do desenvolvimento económico e social do nosso país”, realçou a Ministra Macamo.

 

Participaram no velório, o Presidente Filipe Jacinto Nyusi, os antigos Presidentes da República, Joaquim Alberto Chissano e Armando Emílio Guebuza, e numerosos familiares, amigos e colegas. O finado deixa viúva, Judite Baloi, e dois filhos, Edgar e Vanda. (UCI) Na imagem, o Presidente Nyusi presta a última homenagem a Oldemiro Baloi.