Agri

Ministra Verónica Macamo no Conselho de Ministros da CPLPMinistra Verónica Macamo no Conselho de Ministros da CPLP“Moçambique considera a mobilidade um elemento fundamental para a materialização do desiderato de maior aproximação entre cidadãos dos diferentes países que compõem a CPLP e a afirmação de uma identidade comunitária através da sua coesão e integração” disse a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, no discurso proferido durante a 15ª reunião virtual extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que teve lugar na sexta-feira, dia 26 de Março corrente.


A Ministra Macamo enfatizou que o país faz uma apreciação positiva à proposta do acordo sobre a mobilidade na CPLP, visto que pretende promover medidas que facilitem a circulação dos cidadãos dos países membros. “Neste sentido, auguramos um maior comprometimento dos Estados membros da CPLP para uma efectiva facilitação de circulação de pessoas no espaço da CPLP à luz do disposto nos acordos existentes”.

 

No encontro, os ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP realçaram a importância das seis sessões de trabalho realizadas pela Reunião Técnica Conjunta, que permitiram um consenso e a finalização do Projecto de Acordo sobre a Mobilidade na CPLP.

 

A reunião ministerial aprovou esse projecto de acordo sobre a mobilidade na CPLP e recomendou a aprovação final pela 8ª Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da organização, a realizar-se em Julho próximo, em Luanda.
Em resposta à solicitação de apoio à candidatura de Moçambique à membro não Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, no período 2023-2024, os ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP reiteraram a disponibilidade em apoiar o governo moçambicano na promoção dessa pretensão.

 

Presidido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidade de Cabo Verde, Rui Alberto de Figueredo Soares, o Conselho de Ministros teve a participação dos ministros dos Negócios Estrangeiros de Angola, Brasil, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Portugal, Timor Leste e o Secretário Executivo da CPLP. (UCI)