Agri

Presidente Filipe Nyusi ao prestar a última homenagem ao Presidente John Magufuli,  em TanzaniaPresidente Filipe Nyusi ao prestar a última homenagem ao Presidente John Magufuli, em TanzaniaEm elogio fúnebre proferido em Dodoma, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, considerou irrefutáveis os feitos do Presidente John Pombe Magufuli para Tanzania e para o continente africano.


“São irrefutáveis os feitos deste filho da Tanzânia e da África. A prestigiante e reconhecida estabilidade política e prosperidade sócio-económica da Tanzânia, as infraestruturas de base para um melhor padrão de vida dos tanzanianos, os altos padrões de eficiência e eficácia governativa, todos estes feitos são conquistas lideradas pelo governo do Presidente Magufuli” disse o Presidente Nyusi nas exéquias do Presidente da da Tanzania, que tiveram lugar na segunda-feira, dia 22 de Março corrente, em Dodoma, capital tanzaniana.


Falando também na qualidade de Presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Nyusi considerou John Magufuli “uma parte indissociável da história recente da República Unida da Tanzania, da África Austral e de todo o continente africano”.


Dirigindo-se à vários chefes de Estado presentes no velório do malogrado no Estádio Jamuhuri em Dodoma, o Chefe de Estado moçambicano explicou que “todos nós decidimos participar nesta mais do que merecida homenagem ao continuador dos ideais de Mwalimu Nyerere”.
Reconheceu o papel importante desempenhado pela Tanzania na luta de libertação nacional, afirmando que “sentimos uma profunda gratidão pela solidariedade do nosso povo irmão da Tanzânia. Os moçambicanos sabem do papel solidário dos tanzanianos na sua luta pela independência nacional”.


Em sessão extraordinária realizada no passado dia 19 de Março, o Conselho de Ministros decretou luto nacional de cinco dias pela morte do Presidente Magufuli. (UCI)