Agri

 A Ministra Verónica Macamo e o Embaixador da República Popular da China em Moçambique, Wang Hejun na assinatura dos acordos de cooperação A Ministra Verónica Macamo e o Embaixador da República Popular da China em Moçambique, Wang Hejun na assinatura dos acordos de cooperação

A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, assinou na manhã de sexta-feira, dia 19 de Março corrente, em Maputo, o Protocolo sobre o Perdão Parcial da Dívida de Moçambique para com a República Popular da China, em termos de amortização de três empréstimos sem juros, no montante de 244,660,000 (duzentos e quarenta e quatro milhões, seiscentos e sessenta mil) de yuans RMB, correspondente a cerca de 2.6 biliões de meticais, como forma de ajudar Moçambique a combater a COVID-19.

 

Na mesma cerimónia, realizada no Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Ministra Macamo também subscreveu o Acordo de Cooperação Económica e Técnica para a concessão de um donativo da República Popular da China, no valor de 150 milhões Yuans RMB, equivalente a cerca de 1.6 bilião de meticais, destinado ao financiamento de projectos económicos e sociais. 

 

“A assistência desta natureza certamente gera um efeito catalisador aos esforços que o país tem empreendido na procura de alternativas para a promoção de um desenvolvimento sócio – económico célere, sustentável e inclusivo, visando melhorar as condições de vida da nossa população”, realçou a Ministra Macamo, ao discursar durante o evento.

 

Destacou que “a China é um país amigo que soube estar sempre ao lado de Moçambique nos momentos difíceis e nos momentos áureos. Por isso, este gesto da China não nos surpreende. Este país irmão foi sempre consistente no seu apoio à Moçambique”.

 

Signatário pelo seu país dos dois instrumentos jurídicos de cooperação, o Embaixador da República Popular da China em Moçambique, Wang Hejun, enfatizou que “sendo bons irmãos e amigos, que sempre se ajudam mutuamente nos tempos difíceis, a China e Moçambique combatem juntos contra o surto repentino da COVID-19”. (UCI)