Agri

Secretário Geral das Nações Unidas, António GuterresSecretário Geral das Nações Unidas, António GuterresO Secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, apelou à comunidade internacional para que intensifique os seus esforços e apoie o plano de assistência humanitária de Moçambique, avaliado em 254 milhões de dólares para responder às crescentes necessidades.


O apelo de Guterres surge numa altura em que o país assinalou, na segunda-feira, dia 15 de Março, o segundo ano após a passagem do ciclone tropical Idai que matou mais de 600 pessoas e afectou cerca de 1,8 milhão de pessoas na região centro do país.
“Nesta ocasião em que se assinalam dois anos desde que o ciclone tropical Idai se abateu sobre Moçambique, reitero a solidariedade das Nações Unidas para com o povo e o governo moçambicanos. Visitei Moçambique logo após a passagem dos ciclones Idai e Kenneth e testemunhei, em primeira mão, a devastação provocada e os esforços de recuperação”, disse António Guterres na sua mensagem.


Realçou que “são catástrofes atrás de catástrofes!”, acrescentando que “o povo de Moçambique precisa da nossa ajuda urgente para enfrentar a tripla ameaça resultante da violência, das crises climáticas e da pandemia Covid-19”.