Agri

Ministra Verónica Macamo ao presidir o Conselho de Ministros da SADC, que decorreu em formato virtualMinistra Verónica Macamo ao presidir o Conselho de Ministros da SADC, que decorreu em formato virtualO Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) aprovou a criação em Nacala, Província de Nampula, do Centro de Operações Humanitárias e de Emergência da SADC.

 

De acordo com a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, “demos passos para dotar a região de um Centro de Operações Humanitárias e de Emergência, a ser acolhido por Moçambique”.


Discursando na sessão de encerramento do Conselho de Ministros da SADC, realizado em formato virtual no dia 12 de Março de 2021, a Ministra Macamo anunciou que perante “uma extensa agenda de trabalhos consubstanciada em 51 decisões, conseguimos tomar decisões importantes para a vida da nossa comunidade”. Essas deliberações serão submetidas, para aprovação final, à Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, agendada para Maio ou Junho do corrente ano.


A reunião ministerial da SADC confirmou o apoio da região da África Austral à candidatura de Moçambique a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas e o compromisso de mobilizar suporte internacional para esse desiderato.


A Ministra Macamo salientou que o Conselho de Ministros da SADC também anuiu em reforçar a articulação e coordenação da monitoria, prevenção e combate à pandemia do coronavírus que se propaga na África Austral.
Outra medida de relevo foi a adopção do orçamento da SADC para o exercício do ano fiscal de 2021/2022, em cerca de 94 milhões de dólares, dos quais 50 milhões provêm de contribuições dos Estados membros.

 

A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, presidiu a reunião ministerial na sua qualidade de Presidente do Conselho de Ministros da SADC. Fizeram parte da delegação moçambicana o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, a Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibase e a Directora Geral do INGD, Luísa Meque. (UCI)