Agri

Ministra Verónica Macamo em reunião virtual com o homólogo de Botswana, Lemogang KwapeMinistra Verónica Macamo em reunião virtual com o homólogo de Botswana, Lemogang KwapeA Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dhlovo, recomendou que a República do Botswana e a República Democrática do Congo encetem um dialogo para que cheguem ao consenso sobre o candidato ao cargo de secretário executivo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

 

Esta mensagem foi expressa durante a reunião virtual realizada na tarde de quarta-feira, dia 17 de Fevereiro corrente, na qual o Ministro dos Assuntos Internacionais e Cooperação do Botswana, Lemogang Kwape, solicitou o apoio moçambicano.

 

Face ao término em Agosto próximo do segundo mandato da actual Secretária Executiva da SADC, Stergomena Lawrence Tax, o Botswana e a República Democrática do Congo deram a conhecer à organização regional a sua intenção de apresentarem os seus candidatos àquele cargo. Recorde-se que a Ministra dos Negócios Estrangeiros do Congo, Marie Nzenza, deslocou-se  recentemente à Maputo, a fim de apresentar um pedido idêntico para o candidato congolês.

 

Durante a conversa virtual, a Ministra Macamo e o Ministro Kwape passaram também em revista a situação da região e de cooperação bilateral, com particular incidência sobre os efeitos das mudanças climáticas e a segurança na região. (UCI)