Agri

Ministra Verónica Macamo na reunião virtual com o Vice-Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Miguel BergerMinistra Verónica Macamo na reunião virtual com o Vice-Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Miguel BergerAs relações de bilaterais de cooperação entre Moçambique e Alemanha foram o tema principal da reunião virtual entre a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dhlovo, e o Vice-Ministro das Relações Exteriores e Secretário de Estado para Assuntos Externos da Alemanha, Miguel Berger, ocorrida na tarde de segunda-feira, dia 15 de Fevereiro corrente.


A Ministra Macamo e Vice-Ministro Berger convergiram nas posições expressas sobre a luta contra o terrorismo, a conclusão do processo do Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), o combate à Covid-19 e o apoio internacional que deve ser concedido à Moçambique para enfrentar estes desafios.

 

A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação aproveitou a ocasião para transmitir os agradecimentos do governo moçambicano ao governo alemão pelo importante apoio ao processo de DDR e ao combate ao Covid-19.

 

Por seu lado, o Vice-Ministro Berger anunciou a decisão do Governo da Alemanha em incrementar a sua contribuição ao COVAX, um programa concebido pela Organização Mundial de Saúde para o acesso equitativo mundial das vacinas contra a Covid-19, do qual Moçambique é beneficiário.
Durante a videoconferência, a Ministra Macamo solicitou o apoio da Alemanha à candidatura de Moçambique a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas e convidou empresários alemães a participarem no Fórum de Negócios que decorrerá à margem da Cimeira da SADC, prevista a ter lugar em Maputo, no mês de Maio ou de Junho do corrente ano. (UCI)