Agri

Os Governos de Moçambique e Alemanha decidiram que os sectores de energia e educação técnico-profissional e vocacional se tornarão mais prioritários no âmbito da ajuda pública alemã, nas nrgocições realizadas por videoconferência na quarta-feira, dia 04 de Novembro corrente.


No encontro, a Alemanha se comprometeu a disponibilizar o valor global de 161 milhões de euros, que serão aplicados na implementação de projectos e programas para o desenvolvimento de Moçambique, nas áreas prioritárias da cooperação bilateral, nomeadmente, educação básica, vocacional e técnico-profissional, descentralização e finanças públicas, desenvolvimento económico sustentável, energia e biodiversidade, especialmente nas províncias de Sofala e Inhambane, nos próximos dois anos.

 

A reunião virtual visava, igualmente, o reforço das relações de cooperação bilateral, avaliar o nível de implementação das actividades realizadas nos últimos dois anos, desde as últimas negociações bilaterais, bem como perspectivar a cooperação bilateral para os próximos anos.


O Governo alemão reiterou a sua disponibilidade em apoiar povo moçambicano a superar as terríveis consequências causadas pelos Ciclones IDAI e Kenneth que fustigaram o país em 2019 e pela pandemia do novo coronavírus. A Alemanha já disponibilizou 17,5 milhões de Euros este ano para apoiar Moçambique na sua resposta à pandemia da COVID-19.


As últimas Negociações Bilaterais entre os Governos dos dois países tiveram lugar em Berlim, Alemanha, de 24 a 25 de Outubro de 2018 e as próximas estão previstas para o ano de 2022, em Maputo. (UCI)