Agri

Exéquias do Embaixador Eduardo KolomaExéquias do Embaixador Eduardo KolomaO Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Pedro Comissário, exaltou o Embaixador Eduardo Koloma “pela luta titânica, de dimensão universal de que foi um dos principais e mais distintos soldados que Moçambique teve”.


Estes pronunciamentos constam do elogio fúnebre proferido na segunda-feira, 31 de Agosto, pelo Vice-Ministro Pedro Comissário, em nome dos funcionários e quadros do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação(MINEC), nas exéquias do diplomata, falecido na quarta-feira passada vítima de doença.


“Munido dos seus conhecimentos, ele não só defendeu a causa moçambicana, como soube unir-se às delegações doutros estados para abraçar a causa dos países em desenvolvimento e da humanidade, no seu todo” acrescentou.


O governante faz ainda menção a outra frente de que Koloma fez parte e se destacou. Referiu-se aquando do envio do Embaixador Koloma a vários países, incluindo o Reino Unido e os Nórdicos que, segundo a história, Moçambique confere um tratamento especial nas suas relações bilaterais.


“Foi por isso que recaiu sobre os seus ombros a pesada responsabilidade de, neles, representar o nosso país, porque ele era a garantia de que os nossos interesses seriam sempre bem defendidos. E, em todos esses postos, o nome de Moçambique saiu altamente honrado e prestigiado”, lembrou. 

 

  pdf Leia a mensagem na íntegra (344 KB) .