Agri

Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi na 40ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da SADCPresidente da República, Filipe Jacinto Nyusi na 40ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da SADCO Presidente da República, Filipe Nyusi, assumiu na segunda-feira, 18 de Agosto corrente, a presidência rotativa da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), durante a 40ª Cimeira Ordinária da SADC, em Maputo.


O Chefe do Estado agradeceu pela honra e confiança depositada no país, para acolher a Cimeira e assumir a presidência rotativa da SADC, por um ano. “Perante todos vós, aceito com muita humildade e responsabilidade o mandato da SADC que me acaba de a ser confiado”, afirmou.


Discursando na cimeira virtual, o Chefe de Estado considerou que a Agenda de desenvolvimento é indissociável aos objectivos estratégicos da integração económica mais profunda, que consiste na formação de um bloco regional que se manifeste numa Zona de Comércio Livre efectiva e que caminhe progressivamente para uma União Aduaneira e um Mercado Comum.


“Com efeito, a criação de um mercado mais alargado propicia economias de escala e eficiências económicas, tornando a SADC mais atractiva para os investimentos e competências necessários no desenvolvimento de projectos em diversos sectores” realçou .


O Presidente Nyusi disse que nestas quatro décadas da história da organização regional, inúmeros foram os progressos alcançados nos vários domínios, dos quais se podem destacar, a prevalência de um ambiente de relativa paz e estabilidade nos nossos países, a zona de comércio livre, o processo de industrialização e manutenção de valores de governação democrática. (UCI)