Agri

Ministra Verónica Macamo Dhlovo ao assumir a presidência rotativa do Conselho de Ministros da SADCMinistra Verónica Macamo Dhlovo ao assumir a presidência rotativa do Conselho de Ministros da SADCA Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooepração, Verónica Macamo Dhlovo, manifestou preocupação com a segurança regional, na 40ª Sessão do Conselho de Ministros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Autral (SADC), realizada na quinta-feira, 14 de Agosto corrente, por videoconferência.


“A segurança regional continua uma preocupação da SADC. A nossa região enfrenta uma ameaça de natureza fluida sob forma de terrorismo e extremismo violento; que se não for contida, coloca a possibilidade de se alastrar pela região” disse a Ministra Dhlovo.
Explicou que a SADC prioriza uma abordagem coordenada e uma acção colectiva no tratamento deste fenómeno, por acreditar existir uma relação simbiótica entre a segurança e o desenvolvimento sustentável da nossa região.


“Os desafios que afectam a paz e segurança impõem a necessidade de concertação e coordenação das nossas acções no combate ao terrorismo que representa uma grande ameaça à nossa região” afirmou a A responsável pela pasta da diplomacia moçambicana.


Na reunião, que decorre no quadro da Ciemira dos Chefes de Estado e de Governo da região, a Ministra Verónica Macamo Dhlovo assumiu a presidência rotativa do Consselho de Ministros da SADC. Reiterou o compromisso de tudo fazer para que a implementação da agenda da SADC com vista ao desenvolvimento económico e social dos povos da região, seja um sucesso.


A 40ª Sessão do Conselho de Ministros da SADC passou em revista a situação económica e social da região, com destaque para a implementação de programas de cooperação e integração regional; a formulação da Agenda da SADC Pós 2020; o Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional 2020-2030; entre outros temas. (UCI)