Agri

Embaixador Alfredo Nuvunga fala a jornalistas sobre a 40ª Cimeira virtual dos Chefes de Estado e de Governo da SADCEmbaixador Alfredo Nuvunga fala a jornalistas sobre a 40ª Cimeira virtual dos Chefes de Estado e de Governo da SADC“Moçambique vai acolher no dia 17 de Agosto a 40ª Cimeira dos Chefes de Estado e do Governo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), durante a qual irá assumir a presidência rotativa anual da organização” disse o Director da Direcção para Integração Regional e Continental (DIRCO) no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooepração, Alfredo Nuvunga, em conferência de imprensa.


O Embaixador Alfredo Nuvunga, que assumiu a presidência do Comité Permanente dos Altos Funcionários da SADC, disse que a reunião irá decorrer por virtualmente devido a pandemia do Covid-19 e que caso a situação melhore, Moçambique poderá realizar uma cimeira presencial em Março de 2021.
A conferência que irá decorrer sob o lema “40 Anos Construindo a Paz e Segurança, Promovendo o Desenvolvimento e a Resiliência face aos Desafios Globais”.

 

 

“O lema encontra fundamento no papel que desenpenha desde a fundação e consolidação da SADC na luta pela independência política e económica na região, com particular destaque na luta contra o regime do apartheid na África do Sul e o regime militar de Ian Smith, na então Rodésia do Sul, hoje Zimbabué” explicou o Director da DIRCO.

 

De acordo com o Presidente do Comité Permanente dos Altos Funcionários, o lema testemunha, igualmente, a importância de Moçambique na região e no continente, para para preservação e consolidação da paz e segurança como condição fundamental para o desenvolvimento da África Autral. (UCI)