Agri

Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, ao receber o diplomata da IndonésiaPresidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, ao receber o diplomata da IndonésiaO Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu na manhã de sexta-feira, 12 de Junho corrente, dois embaixadores para cumprimento de despedida, em virtude do término das suas missões consulares no país. Trata-se do Alto Comissário da Tanzânia em Moçambique, Rajabu Luhwavi, e do Embaixador da República da Indonésia, Tito dos Santos Baptista.


Falando à imprensa após a audiência, o diplomata tanzaniano, Rajabu Luhwavi, disse que a audiência serviu para poder expressar a sua gratidão ao President Nyusi, depois de ter estado no país por três anos, e que a sua estadia em Moçambique foi gratificante por causa da cooperação das autoridades à vários níveis, e de outros intervenientes com que trabalhou.

“Moçambique e Tanzania são dois países irmãos, e estamos a trabalhar arduamente para continuar com os ideais dos nossos pais fundadores, Julius Nyerere e Samora Machel, que trabalharam juntos pela unidade dos nossos povos em vários aspectos, facto que torna os nossos países em irmãos, para além de simples vizinhos”, disse o diplomata.

Falando sobre o processo da Paz em curso no país, o diplomata tanzaniano afirmou estar convicto que o Presidente Nyusi está a seguir um caminho seguro para a paz, e a sua esperança é que o processo de DDR em curso no país seja bem sucedido e chegue a bom porto, porque é do interesse de todos os moçambicanos ter um país em paz e harmonia.

Por seu turno, o Embaixador da República da Indonésia, Tito dos Santos Baptista, afirmou que a coopreação entre Moçambique e o seu país está bem, e que a Indonésia tem investido muito em várias áreas no país, dando como exemplo o facto de ter uma empresa a fazer prospecção de gás natural na localidade de Nharóngue, distrito do Búzi, em Sofala, num inestimento avaliado em 300 milhões de dólares.

Afirmou ainda que o seu país vai estudar as melhores formas de apoiar Moçambique nos seus esforços de luta contra a COVID-19, através de troca de experiências, entre outras formas. (PR)